A dermatologia é uma especialidade médica que se dedica ao cuidado do maior órgão do corpo humano: a pele. O papel do dermatologista, no entanto, não se limita a tratar manchas ou acne. A área de atuação desse profissional é muito mais abrangente, englobando o diagnóstico e o tratamento de doenças da pele, cabelos e unhas, além de oferecer procedimentos estéticos que contribuem para o bem-estar e a satisfação dos pacientes.
Além da graduação em Medicina, para se tornar um dermatologista é necessário cursar uma residência ou especialização na área, com aprovação no Exame de Título de Especialista em Dermatologia da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Após isso, o médico pode solicitar o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), um comprovante de especialização em determinada área médica.
A pele é um excelente indicador do estado de saúde do organismo e possui a importante função de proteger o corpo contra a penetração de microrganismos patogênicos. No entanto, algumas condições dermatológicas como dermatite, acne e manchas podem afetar negativamente a estética e a autoestima do indivíduo.
Se você identificar qualquer alteração em sua pele, é necessário procurar um dermatologista. A seguir, apresentamos alguns fatores importantes que você deve considerar ao escolher este profissional: